domingo, outubro 14, 2007

Irmã Fernanda foi novamente enviada em MISSÃO (Brasil)

Maria Fernandes Ramos Abrantes
Nasceu em 25-11-1949 no Minhocal .
Filha de José Gonçalves Abrantes e Maria de Jesus Ramos, filha mais velha de três irmãos.
Fez a primeira Comunhão aos 7 anos e o Crisma com 14 anos.
Aos 18 anos sentiu o chamamento a ser Missionaria Comboniana, em 1971 entrou em Viseu nas Missionarias Combonianas onde partilhou a vida comunitária com outras jovens.
Em 1972 partiu para Itália onde fez a formação religiosa, e fez a profissão religiosa em 1974. Até 1978 fez a formação superior de enfermagem em Milão.

Partiu para a missão para o Brasil em 1981 onde trabalhou num pequeno hospital do interior (João Neiva, Estado do Espírito Santo) durante cinco anos.
Em 1985 a pedido de D. Luciano Mendes de Almeida as Missionarias Combonianas abriram uma comunidade em Sapopemba - São Paulo, na favela (Bairros de Lata). Onde trabalhava num posto de saúde na comunidade de São José Operário. Depois durante três anos e meio trabalhou com os sem abrigo e com a pastoral dos reclusos.
Retornou ao posto de saúde onde estava em colaboração com duas leigas, a partir do projecto, QUALIS (projecto saúde da família) em que com a colaboração de muitos entre médicos, e outras entidades sociais e ONG’s, implantou um projecto de saúde, que foi crescendo e hoje em dia tornou-se autónomo e presta assistência a cinco mil famílias registadas, indispensável para os pobres. Além destes projectos de saúde trabalhou com a pastoral da criança sobretudo dando ênfase à mística da catequese desde o ventre materno até às crianças de 6 anos de idade, incentivando o aleitamento materno, acompanhando a gravidez a pesagem das crianças, a sua nutrição dando a multi-mistura que continha o essencial para o desenvolvimento das crianças, organizou várias equipas para a realização deste trabalho.

No início de 2001 regressa a Portugal, onde na comunidade de Viseu passou a executar a Animação Missionaria, e a organização das colaboradoras do Jornal “Evangelizar Hoje” e a sua distribuição.


Em Outubro de 2007 foi para o Brasil, onde continuará a sua entrega a Jesus Cristo, ao serviço dos mais pobres.

Ricardo Abrantes

Sem comentários: